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Consórcio como forma de investimento e planejamento financeiro

Se você associa a palavra “investimento” à realidade de pessoas com maior poder econômico, há dados que podem mudar sua opinião. Na verdade, investimento tem muito mais a ver com planejamento financeiro do que com classe social, o que comprova um levantamento realizado pela ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio).

De acordo com essa pesquisa, 84% dos consorciados pertencem às classes C e D, que recentemente aumentaram suas participações nas compras de cotas de consórcios, indicando que o momento de queda na economia pode ter feito com que essas classes optassem pelo consórcio como forma de planejamento financeiro, o que demonstra que o consórcio já tem sido visto com a maturidade de um investimento.

Das cotas de consórcio adquiridas em 2017, 46% pertencem à classe C e 38% à classe D. Acredita-se que os clientes pertencentes à classe C, concentram o maior volume de consórcios de carros e os da classe D, o maior volume de consórcios de moto.

Isso demonstra que o consumidor está aprendendo a importância do planejamento em detrimento do imediatismo, e com isso enxergando no consórcio a possibilidade de um bom negócio, que representa uma redução média de 30% nas parcelas de consórcio se comparado ao financiamento, além da segurança, facilidade de pagamento e ausência de juros.