Notícias » 5 dicas essenciais para investir no Consórcio
5 dicas essenciais para investir no Consórcio
Quando você decide investir no Consórcio, já tem em mente que iniciará uma compra parcelada para adquirir bem através da forma mais econômica e inteligente do mercado.
Para que a sua experiência com o Consórcio seja a melhor possível no quesito financeiro, nós trazemos algumas dicas que vão lhe auxiliar a se planejar melhor. No fim desta matéria você perceberá que deveria ter começado o seu consórcio há muito tempo atrás!
1. O seu orçamento deve ser respeitado
É normal de vez em quando nós extrapolarmos em nossas compras do dia a dia, afinal quem não gosta de gastar, não é verdade? Mas para que você aproveite o consórcio de maneira saudável, a primeira regra é se reeducar financeiramente.
Sendo assim, coloque na ponta do lápis tudo que entra e sai do seu orçamento e veja se o consórcio cabe. Lembre-se que você participará do Consórcio por um período de tempo considerável, então faça uma projeção para o futuro também.
2. Saiba quem você está contratando
Existem consórcios informais e outros que prometem contemplações em prazo recorde. O risco de você acabar caindo em um golpe é enorme, então não confie neles.
Para ter certeza se o Consórcio é confiável, consulte o nome da Administradora no site do Banco Central do Brasil. Eles são o órgão regulador do setor, então antes de investir no Consórcio.
3. Considere os custos envolvidos após a contemplação
Quando você for contemplado, poderá enfim ter o seu bem. No caso de um consórcio de carros, você passará então a ter custos como gasolina e manutenção. Sendo assim, opte pelo carro que tenha gastos adicionais compatíveis com o que você pode arcar.
4. Valor da parcela
Por último mas não menos importante, o valor da parcela não pode ultrapassar os famosos 30% do quanto você ganha (líquido). Se sua renda é de R$ 1.500,00, por exemplo, é ideal não ultrapassar de R$ 450,00.
Seguindo esse passo, você mais uma vez evita ficar inadimplente. A inadimplência faz com que você não seja contemplado, pois apenas quem paga as parcelas em dia pode participar dos sorteios do Consórcio.
5. Simule o seu plano
Agora que você já sabe como investir no consórcio de maneira consciente, simule o seu plano e encontre o que se encaixa melhor à sua situação. CLIQUE AQUI!, escolha o bem e simule o seu consórcio, sem compromisso.
Fonte: Jornal do Consórcio